Home Contato Autora Moda Tutoriais Cabelo Image Map

2 Aprendendo a identificar os ativos!


Olá flores! Como passaram a semana?
Hoje venho tentar ajudar vocês a identificar os ativos das máscaras para poder encaixa-las na fase correta de tratamento. Como disse na semana passada, cabelo sem brilho, ressecado, áspero requer hidratação (H), cabelo sem maleabilidade, volumosos, com frizz, pontas espigadas e opaco pede por nutrição (N) e quando os fios estão quebradiços, elásticos e sem vida, precisam de reconstrução (R), certo? Então, vamos aos ativos!

Hidratação
Essas máscaras devem conter ativos como: aloe vera, glicerina, pantenol, extratos vegetais,  sacaroses (mel e açúcar), álcoois. Se estiverem sem grana, podem usar o yamasterol como base e potencializar com bepantol (vendido em farmácias, deixa o cabelo MARA!), mel, açúcar e glicerina (essa é meio complicada, pois se deve usar em ambiente úmido e com touca, senão ela rouba a umidade do seu cabelo!).

Nutrição
Nestas, podemos observar a presença de óleos e/ou manteigas vegetais, ceramidas... podem aparecer como oil/butter, e ceramidas - Ceramide 2, Ceramide 3, Glucosyl ceramide, Palmitamido hexadecanediol, Phospholipids, 2-oleamido-1,3-octadecanediol. Esses óleos e manteigas em geral são: manteiga de karité, cacau, cupuaçu, tutano, óleo de argan, uva, coco, entre outros. Aqui, novamente vocês podem potencializar os cremes com esses óleos ou ampolas de ceramidas. Mas lembrem-se: OS ÓLEOS DEVEM SER VEGETAIS, NATURAIS! Sem óleo mineral! Vocês podem encontrar em casa de produtos naturais.

Reconstrução
Para essa fase são necessários ativos como queratina (o principal deles! Mas existem máscaras excelentes sem ela!), proteínas e aminoácidos, como cisteína, creatina, arginina, serina, prolina, colágeno e proteína hidrolisada do trigo. Para potencializar seus tratamentos, podem acrescentar queratina líquida na porção de máscara que forem utilizar.

Agora pode parecer meio complicado, mas com o tempo vocês vão pegar o jeito da coisa e vão saber de cara para que serve cada tipo de máscara. E lembrem-se de analisar a composição! Não é só porque está escrito no rótulo que é uma máscara nutritiva, que será! As empresas nos enganam nisso hahaha Outra coisa, a ordem em que os ativos aparecem na composição é, geralmente, a ordem de concentração, ou seja, o primeiro ativo descrito está presente em maior quantidade que o último. No Brasil, essa disposição não é obrigatória, mas muitas marcas já seguem. Já as máscaras importadas seguem sim esse critério.

Por hoje é isso. Espero que tenham gostado!

Beijo no coração e muita luz!

2 comentários:

  1. Nossa! Acho que meu cabelo precisa muito de reconstrução! Super esclarecedor o post, Amei!
    Bjuss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Normalmente cabelos com química precisam muito mesmo de reconstrução! Mais pra frente vamos falar disso também... mas é sempre bom lembrar: só se reconstrói um cabelo já hidratado e nutrido!
      beijos

      Excluir

Obrigada por comentar! sua opinião é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Boneca de Luxo - 2013. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Aline Soares.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo