Home Contato Autora Moda Tutoriais Cabelo Image Map

1 Entendendo e combatendo os danos!

Olá flores! Tudo bem?
Vamos tentar identificar os problemas dos nossos cabelitchos? Digo tentar porque, como já falei antes, o conhecimento a respeito dos fios requer prática e tempo. Só com muita intimidade pra conseguirmos entender efetivamente o que o cabelo está nos pedindo. Pois bem, existem diferentes formas de se identificar alguns dos problemas que podemos encontrar. Vou explicar algumas mais simples e que já vão ajudar bastante.


     1)     Avaliar a elasticidade do cabelo:
Arranque alguns fios de diferentes partes da cabeça. Enrole as extremidades nos dedos indicadores e puxe lentamente no sentido contrário até arrebentar o fio. Se você mal puxa o fio e ele já quebra, seu cabelo está sem elasticidade e força nenhuma! Precisa de tudo, principalmente H e N (foco nelas!); Se você puxa, o fio se estica, mas não volta ao normal, o fio está extremamente elástico, precisa de R; Se você puxa e o fio está até resistente, mas sem elasticidade e se quebra, N nele! Mas se quando você puxa, ele tem elasticidade, volta ao normal e resiste à quebra (só forçando pra partir), você é uma das poucas com cabelo saudável!hahaha

2)      Teste de porosidade
Para este, vamos fazer dois testes bem simples:
a)      Segure o fio pela ponta e deslize o indicador e polegar (fazendo uma pinça, garra) do bulbo (extremidade da raiz) até a ponta e depois, faça o mesmo só que em sentido oposto, da ponta para a raiz. Se você sentir em grande atrito no caminho inverso (da ponta para a raiz), como se existissem grãos de areia no fio, seu cabelo está poroso. Ou seja, as escamas estão abertas. Nesse caso, o tratamento até penetra no fio, mas não é retido, ao lavar você já sente que todo o tratamento foi pelo ralo.
b)      Com o cabelo limpo e sem finalizadores, arranque alguns fios e os coloque em um pequeno potinho com água. Se o fio afundar rápido, seu cabelo está poroso!

Mas por que isso tudo pode acontecer? Bom, normalmente um fio elástico é um cabelo emborrachado, sem vida. Isso ocorre devido ao uso excessivo de químicas, como tintura, descoloração, alisamento, relaxamento ou incompatibilidade de químicas. O cabelo fica parecendo um ninho de tão embolado rs Já o problema da porosidade indica que as escamas do cabelo estão abertas, uma incompatibilidade de pH. Pode ser causado por uso excessivo de químicas, uso de produtos com pH alto (básico), descolorações...
O que fazer? Para recuperar a elasticidade do cabelo, é recomendado intensificar as R, até que o fio se recupere. Mas nunca deixe de lado as H e N! É muito bom também investir em óleos naturais para umectar (você passa o óleo no cabelo e deixa agir por, no mínimo 2h), como óleo de coco (ajuda na elasticidade e porosidade). Outra dica ótima para tratar a porosidade é a associação do mel com ceramidas: você aplica o mel, deixa agir por uns 20 minutos e então, sem enxaguar, aplica uma máscara com ceramidas (se não tiver, acrescente ampolas de ceramidas a uma máscara de N), deixe agir o tempo indicado e pronto! É muito bom também e necessário estabilizar o pH dos fios. Nesse caso, faça reconstruções ácidas (existem kits pra isso e receitas diversas) e/ou use vinagre em suas lavagens! Gosto de usar após o shampoo e após a máscara. Misture ¼ ou ⅓ de copo ou xícara de vinagre e complete com água. Jogue diretamente nos cabelos.

No blog da Ju Lopes – Juro Valendo – encontrei um guia com proteínas que vão te ajudar na hora que recuperar seus fios:


Ela diz que “os aminoácidos indicados para proporcionar resistência são a serina, a cisteína, a glicínia, a treonina, tirosina, glutamina e aspargina. Já para redensificação da fibra (“engrossar os fios”), os mais indicados são a serina, a treonina e a tirosina”.

Bom, é isso!
Espero que tenham gostado.

Beijos e muita luz!

1 comentários:

  1. Adorei as dicas! Na próxima semana farei um processo de queratina no meu cabelo.. ta precisando bastante kkkk
    Seguindo aqui ^-^
    Beijos

    http://meninasnotaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! sua opinião é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Boneca de Luxo - 2013. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Aline Soares.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo